Cabelo perfeito – Como saber o que meu cabelo precisa?

13:02:00

Olá pessoas. Tudo bem com vocês?

O seu cabelo está GRITANDO por SOCORRO

Você já tentou diversos tipos de receitas e já comprou inúmeros produtos caros e não viu resultados satisfatórios?

Calma que tem solução!


Não precisa jogar fora o seu creme caro e nem parar de fazer as receitas. Você só precisa aprender quando usar cada tipo de produto.


Então, se você quer descobrir como deixar o seu cabelo mais hidratado, forte e nutrido, continue nesse post, pois vou ensinar todo o PASSO a PASSO

Mas antes... Por que isso acontece?


blog quase damas



Diariamente nossos cabelos (até os virgens) são expostos a elementos que os danificam. Poluição, sol, chuva, água quente, processos químicos como tinturas, relaxamentos, luzes ou ações mecânicas – prancha e secador – retiram a massa capilar e deixam os fios fracos e sem brilho. E para repor essa massa perdida, precisamos ter um cuidado diário que não envolve somente um tipo de tratamento, mas sim um conjunto – Hidratação, Nutrição e Reconstrução.



E por que nosso cabelo precisa desses 3 tratamentos?


Antes de adentrar no assunto, você precisa entender a composição das suas madeixas. Cerca de 90% do nosso cabelo é composto por queratina, uma proteína que contém 18 aminoácidos em sua estrutura. Isto é, queratina e aminoácidos são a base de qualquer cabelo. Porém, existem os outros 10%, que são igualmente importantes, e desses 10%, 8% é água, lipídeos, glicogênio e ácido glutâmico, enquanto 2% é formado por minerais diversos.
Ou seja, olhando somente a estrutura da fibra capilar, já temos uma noção do porque o cabelo precisar de tratamentos tão específicos.

Tá!, mas como saber o que eu o meu cabelo precisa?

Para ficar mais fácil vamos dividir por etapas.



Obs: Seu cabelo é liso, cacheado, ondulado, indefinido, afro, grosso, fino, oleoso, seco, misto?


Examine mecha por mecha, olhe a consistência e anote tudo.

Feito a análise, agora vamos para os 3 procedimentos.


Hidratação

A Hidratação nada mais é que a reposição de água na fibra capilar. Ela é indicada para cabelos que estão com aspecto ressecado, sem movimento, maciez e brilho. A hidratação é a etapa que pode ser feita mais vezes – lembrando que deve haver um intervalo de 48 horas.
Produtos que contem glicerina e glicerina vegetal, ativos naturais (frutas, ervas e frutos), álcool (cetly alcohol e cetearly alcohol), pantenol, aloe e vera, vitaminas, sacarose ou derivados de açúcar e extratos botânicos são os indicados para essa etapa.

Nutrição e umectação

Nutrição é a reposição dos lipídeos. Ela repõe os nutrientes perdidos e é indicada para cabelos porosos, com frizz e volume excessivo. A nutrição deve ser feita sempre depois da hidratação. Ela é responsável por manter a água (hidratação) no fio e selá-lo.
Os produtos mais indicados nessa etapa são os que contem algum tipo de óleo em sua fórmula ou se preferir os óleos naturais.


Reconstrução

A última etapa, reconstrução, é o procedimento mais pesado e cauteloso para se fazer. Ela é responsável por repor a proteína dos fios, devolvendo a massa e a queratina ao cabelo e tirando o aspecto de cabelo opaco, quebradiço e sem vida. Essa etapa é indicada, principalmente, para cabelos que sofreram algum tipo de química.  A reconstrução só pode ser feita uma vez por mês ou duas vezes ao mês se o seu cabelo estiver muito danificado. O uso excessivo dessa etapa pode fazer o efeito reverso, ou seja, deixar seu cabelo duro e quebradiço.
As máscaras reconstrutoras são compostas por queratina, creatina, cistina, colágeno, aminoácidos e outras proteínas. 


E então meninas, gostaram das dicas? Me perdoem se o post ficou grande, mas esse assunto é muito detalhado e cheio de informações. 

No próximo post irei mostrar quais produtos usar em cada tratamento. Clique aqui para saber mais.

Se caso vocês tiverem alguma dúvida, ou se já realiza esse procedimento não deixe de contar nos comentários


Estou aguardando a resposta... 





You Might Also Like

20 comentários

  1. Demais esse post!!! Super completo e cheio de informações importantes! É legal a gente saber diferenciar o que nosso cabelo precisa, né?! Vou ficar ligada nos próximos posts.
    Beijão
    Lílian
    O Mundo da Lilica
    www.omundodalilica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, fico muito feliz que tenha gostado. É fundamental que saibamos o que nosso cabelo precisa, porque só assim poderemos ter um cabelo forte e saudável. Eu pretendo ao longo das semanas explicar tudo e deixar receitas fáceis e rápidas de serem feitas. Nao deixe de ficar ligada.

      Bjos
      Nayara

      Excluir
  2. O post ficou super completo. Eu não sabia que o meu cabelo precisaba de reconstrução. Muitoooo obrigada ♡♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada!! Muito cuidado ao realizar a reconstrução em ;)

      Excluir
  3. Olá meninas, tudo bem? :)
    Que post incrível, está super completo e realmente vai-me ajudar imenso pois ultimamente não ando a gostar muito de como o meu cabelo está! Vou examinar tudo e com certeza com as vossas dicas vai melhor. Adorei o post mesmo, foi útil para mim e tenho a certeza que vai ser para mais meninas que estão na mesma situação que eu. Continuem com os posts assim que estão maravilhosos.
    Beijo ♥
    Alexandra's World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário. Comentários assim são muito construtivos e enriquece o nosso trabalho. Fico feliz que o post tenha lhe ajudado e espero que você continue ligada, pois, posts assim irão aparecer sempre.

      Excluir
  4. Amei o post,bem explicadinho! O meu cabelo com certeza precisa dos três tratamentos, já "judiei" muito dele nessa vida!

    ResponderExcluir
  5. Tô precisando muito de uma avaliação dessas e um tratamento intensivo desses!! O coitadinho do meu cabelo vive preso, pq nao tem condições... Atualmente todo dia é "bad hair Day" 😔

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, amo cuidar dos meus fios e apoio tudo oque está dizendo, antes de qualqurr decisão, precisamos para e analisar a situaçao!! Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do post. As vezes quero tratar o meu cabelo ou cuidar dele e não sei do que ele realmente precisa, o que realmente é bom. Analisar toda a situação pode ajudar.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analisar é fundamental, já que cada tipo de danificado requer um tipo de tratamento. Fico feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  8. Meu cabelo está abandonado tadim, necessito começar um tratamento, está todo quebrado e sempre que penso em fazer uma reconstrução acabo desanimando por preguiça mesmo, adorei as dicas e espero seguir todas! Seu cantinho é lindo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico imensamente feliz.
      Não deixe de ficar ligada nos próximos posts. Eu tenho certeza que vão lhe ajudar <3

      Excluir
  9. menina que post detalhadinho e explicada parabens!!! sou cabeleireira e concordo com tudo ... vc explicou muito bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julyana, muito obrigada pelo comentário. Seu comentário enriquece e valoriza o nosso trabalho. É muito importante esse feedback

      Excluir
  10. Amei o post, tudo bem detalhado é muito melhor, meu cabelo já sofreu tanto nessa vida rsrs precisa urgente de todos os tratamentos.

    ResponderExcluir
  11. Eu fiz esse procedimento com a minha tia, de anotar tudo e ver o que meu cabelo precisava! é muito importante cuidar dos cabelos e sempre usar o produto correto para aquilo que ele precisa! Seu post ficou ótimo, muito explicado e com certeza vai ajudar muita gente!

    Beijos,

    www.rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei o seu post, super explicadinho!! Vou ver se dá certo comigo!

    ResponderExcluir
  13. Super explicadinho, eu adoro o cronograma e utilizo ele para crescimento do meu cabelo! Tive ótimos resultados!

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Twitter

Subscribe