Carnaval de BH 2017: dicas para quem vai para folia e minha experiência no ano passado | Dicas de bloquinhos e de sobrevivência

05:45:00


Falta pouco para os dias mais alegres e brilhantes no Brasil. São quatro dias de pura folia e eu, foliã nata que sou, já não vejo a hora de chegar. 

Aqui em BH, pelo menos, tem os pré-carnavais que conta com muita música e agitação pelas ruas desde o início do ano. 
O carnaval daqui é recente (na verdade já teve há muitos anos, antes da maioria aqui ser nascida) e por muito tempo BH foi a cidade do sossego nessas temporadas. 

Eu e minha família sempre viajamos nessa época e no ano passado resolvemos ficar para ver como era essa festa aqui. 

Então, no post de hoje, eu resolvi contar um pouco da experiência que eu tive e dar algumas dicas do que eu podia ter feito para poder curtir mais esses dias. 


 Bora lá...

Para mim o carnaval começa no sábado mesmo. É que para algumas pessoas começa na quinta, e quinta e sexta eu estou morta gente, nem rola. Mas enfim, eu saia umas 8h de casa, chegava por volta de 9h no Centro e, a partir daí, eu e meus amigos íamos para os bloquinhos. 

E a primeira dica que eu vou dar é: passar protetor solar. 
Sério! Sei que é clichê, mas tenho certeza que você esquece ou passa só no rosto. Tem que passar no corpo todo galera. Se lambrecar de protetor. Porque o calor e o tempo que a gente fica no sol é muito e isso pode causar sérios danos a saúde. 

Segunda dica: roupas e sapatos confortáveis. Use uma blusa mais soltinha, um short mais confortável e sapatos que não vão doer seu pé. 
Sobre o sapato, se puder, vá de tênis. Primeiro, a galera vai pisar no seu pé; segundo você vai ficar bom tempo em pé e andando para cima e para baixo (se quiser ir de um bloquinho para o outro). 

Outra dica boa é ir de biquíni (a parte de cima, apesar de ter os que vão de biquíni completo) por baixo. Vai estar muito quente, alguns blocos jogam água e gente, é carnaval. A galera se extravasa, dança, sua e não tem nada melhor que um biquininho. 

Terceira dica: hidratação. Leve uma garrafinha d'água se possível. Ela não vai durar o dia todo, então você pode comprar ou se tiver passando pela Praça da liberdade, aproveita a fonte que tem lá. Eu e meus amigos íamos com diversas garrafas pra encher lá e aproveitávamos para descansar um pouco também. 

Eu ia falar para levar caixa de isopor, mas não sei se a Prefeitura está permitindo. Vou apurar isso e depois edito aqui.

Quarta dica é sobre segurança. 
Não leve seu celular. Caso precise muito, guarde-o o mais seguro possível. E quando digo seguro, digo não guardar em bolsas, mas guardar com você -dentro do sutiã, na beirada da calça... Sim gente, até mesmo os policiais pedem isso. 

Ano passado, eu vi muito arrastão e pessoas furtando celulares na parte da noite. Então tenta curtir o carnaval na parte do dia. Pode haver algum assalto de dia? Pode. Isso é inevitável, mas a noite o bicho pega gente. Então tomem cuidado. 

Quinta dica: Se programe. 
Ano passado a gente sabia os horários de alguns bloquinhos, mas os locais nem sempre. E com isso nós andávamos da Praça da Estação a Savassi e quando chegávamos o bloco já tinha saído e não sabíamos onde estavam indo. Então, para não ficar andando atoa e perder seu dia, procure a programação e faça um planejamento. 

Aqui em BH a prefeitura já lançou a programação e o App que vai ajudar você a se guiar. Eu já comecei o meu planejamento.

E por último e não menos importante, vou citar agora alguns bloquinhos que eu fui ano passado e gostei bastante. 

Quando come se lambuza 

Eu fui nesse bloquinho no pré carnaval e amei. Era um bloco bem pequeno, mas que agitava a galera. 
Eles tocaram músicas variadas e até pop tocou gente. 
Esse ano, eles vão sair como bloco de carnaval mesmo. O desfile será no dia 25 (sábado), às 12 hrs, na Av. Afonso Pena (concentração do bloco). 

Juventude bronzeada 

O desfile desse bloco foi sensacional. Aconteceu no último dia de carnaval e contou com diversos foliões com trajes de banho e pinturas brancas na pele. As músicas tocadas foram o tradicional axé da Bahia e outros estilos de ritmos como reggae e brega  (foi lindo gente). 
Destalhe: Foi nesse bloco que pude conhecer a bebida tão famosa do carnaval - Catuaçaí. Eu fiz um vídeo com a receita, é só clicar aqui.

Esse ano o grupo lançou um CD chamado Tropical Lacrador onde há músicas autorais com diversos ritmos do país. 
Eu não achei o horário oficial do desfile deles no carnaval, mas você pode acompanhar na fanpage deles.


Ordinááááááários 

Ao som do É o Tchan, o bloco Ordinários saiu ano passado pela Avenida Brasil com muita agitação e alegria. O axé dos anos noventa embalou milhares de pessoas e trouxe aquela memória gostosa de quando éramos crianças e sabíamos todos os passinhos das músicas. 
Esse ano o Ordinários não irá participar do carnaval. Fiquei muito triste ao saber dessa notícia, já que foi um dos melhores blocos de rua que eu fui. Mas tenho certeza que virá outros bons esse ano. 


Carnaval na Savassi (na rua Sergipe, 1400)

Um carnaval que eu curti muito foi na rua do bar Imperial e da balada Royalty Club. Se você gosta de pop, você vai amaaar. 
Eles fecham a rua e tocam diversas músicas do mundo pop - Beyoncé, Lady Gaga, Selena Gomez... E até alguns funks (Baile de favela na época haha).
É um lugar para o púbico LGBT  e simpatizantes, já deixo claro. Lá eu pude dançar muito sem nenhum cara babaca ficar chegando. Tive a liberdade de dançar horrores com meus amigos. 

Nos últimos dias tiveram alguns arrastões e o público tinha mudado um pouco. Mas eu espero que esse ano volte como era antes. 
  

E é isso gente... algumas dicas para sobreviver no carnaval, junto com a experiência que eu tive.

Eu achei válido fazer esse post, porque com certeza se eu tivesse procurado algo assim ou alguém me falado eu teria curtido mais o carnaval. Passei alguns perrengues, mas foi maravilhoso. 
E eu sou suspeita pra falar né, já que amo essa época. 
Mas pra você que gosta da folia e gosta de dançar, tenho certeza que vai gostar do carnaval daqui. 

Espero que esse post tenha lhe ajudado. 

Se puder e se gostou, compartilhe com seus amigos também. 

Um beijo e um ótimo Carnaval. 

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Twitter

Subscribe