Conhecendo a Serra da Estrela em Portugal

10:15:00

Olá pessoal!
Tudo bem com vocês? Hoje venho compartilhar um pouco sobre um dos primeiros passeios que fiz quando cheguei em Portugal: a Serra da Estrela.

Eu nunca tinha visto neve na minha vida, então, aproveitando que cheguei no fim de Janeiro (em pleno inverno europeu) vi ai a chance de sair da imaginação e ver de pertinho neve!

Então, assim que cheguei, comecei a pesquisar pela famosa Serra da Estrela, que é um dos locais de maiores altitudes de Portugal.  Não só neva por lá, como há paisagens montanhosas lindas, e possui uma Estância de Ski! Ir a outros países estava fora de cogitação pelo tempo e dinheiro, então decidido o lugar mais barato, mais rápido e mais simples de ir, comecei a planejar essa minha mini viagem.


A Serra faz parte de seis municípios: Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Covilhã. Para aqueles que querem ficar mais tempo pela região, vale a pena pesquisar hospedagem em algum dos municípios citados, mas adianto que quando eu cogitei essa opção, não achei barato e acabei desistindo da ideia de dormir por lá. Motivo um, é a hospedagem que não me agradou o preço, e o outro, é que as cidades ficam ao pé da serra, então para subir ao topo e ver realmente neve, tem que ter carro ou depender de transporte público (que não é bom). Para aqueles que possuem planos de alugar carro, ai sim vale muito a pena!

Fotos do caminho até o topo da serra
Eu decidi por um bate e volta. Encontrei o Joaquim Pinto (procurem no facebook por /joaquim.pinto.7505), que trabalha na Empresa Vertical Tur. Eles fazem viagens por toda Portugal, e ainda para Espanha, Marrocos, etc. Gosto muito dos preços e do serviço que oferecem! A minha ida para a Serra da Estrela custou 25 euros, incluindo transporte saindo de Porto, guia turístico e uma parada para degustação de produtos regionais (Queijo Serra da Estrela, mel, vinhos, etc).

Bom, e no fim das contas. Minha dica fica: levem roupa de frio térmicas e impermeáveis. Eu usei 3 blusas+o casaco térmico por cima. E de calça, eu não aconselho ir de calça jeans, porque ela molha fácil, mas se não quiserem gastar dinheiro com outro tipo de roupa, coloquem meias calças e calça térmica por baixo da jeans! Quando falo de frio, é muito frio mesmo! E olha que peguei sensação de pouco mais de -7. Um bom site para acompanhar previsão de neve e tempo por lá é esse: http://pt.snow-forecast.com/resorts/Serra-da-Estrela/6day/mid e para aqueles que quiserem fazer esportes na neve, aqui está o da estância de ski: http://www.skiserradaestrela.com/ (PS: lá só aluga material para a prática, roupa própria para isso você mesmo tem que providenciar). 


Pra terminar, minhas duas últimas dicas são: fique muito atento ao seu sapato. Se ele não for 100%bem fechado e impermeável, a água do gelo entra facilmente nele e congela seus pés! Isso é péssimo e estraga a viagem. Assim como luvas. Se for comprar aquelas mais baratas de lã, elas vão deixar sua mão congelar, e já era o plano de fazer um boneco de neve ou de fazer guerra de bola de neve.

Levem material para fazer seu boneco de neve. Improvisar com o que tem por lá = um Olaf bem deformado! 

Espero que gostem das dicas! Qualquer dúvida entre em contato com a gente, que será um prazer ajudar. Se passearem por Portugal, não percam essa chance! 


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Twitter

Subscribe